O bicho-da-seda é a larva de uma mariposa. Quando nasce mede cerca de 2,5 mm de comprimento. Durante 42 dias alimenta-se sem parar, de folhas de amoreira e sofre quatro metamorfoses.
Quando atinge o tamanho de 5cm, começa então a tecer um casulo branco e brilhante, composto por um único fio. Com um movimento geométrico infinito, em torno de seu próprio corpo, após três dias de trabalho, estará envolta em um casulo confeccionado por um fio de aproximadamente 1200 metros. Se for deixada em paz... Em 12 dias se transformará numa borboleta.
Com esses fios, há quase três décadas, ando tecendo a minha história. Por um desejo simples, desprovido de maiores intenções, eis aqui um espaço onde me proponho a compartilhar minha trajetória e falar livremente sobre todo tipo de arte, incluindo a arte de viver.
Bem-vindos ao meu mundo, onde nem tudo é sempre colorido, transparente, leve, mas que guarda em si, todas essas possibilidades...

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Todo prazo se cumpre


Enquanto preparavam a festa dos meus 15 anos, (coisa que levou 6 meses) eu sonhava secretamente com a festa dos meus ainda distantes, 50 anos. Nessa época eu não era feliz. Eu não tinha amigos e me sentia inadequada em todos os setores da vida. Meus colegas de escola gostavam de rock, eu só gostava de samba. Minhas amigas suspiravam pelos bonitões, eu sonhava com um rapaz tão especial, que julgavam nem existir. Todos queriam uma profissão que rendesse muito dinheiro, eu queria uma que me desse muito prazer. Minha mãe um dia desejou que eu fosse freira, depois que fosse bioquímica, depois que eu encontrasse um bom marido, enquanto que eu só desejava encontrar um caminho que fosse o meu. Minha adolescencia foi cruel, dolorosa e solitária. Sempre desejei ter 50 anos. Sempre me interessei pelas pessoas de 50 que julgava mais interessantes e felizes, então projetava a minha felicidade para essa altura da vida. Era como sonhar com tempo para realizar. Projetar e trabalhar com muito tempo, não apenas 6 meses. Não exatamente tempo para redecorar a casa, fazer o vestido e organizar a festa. Tempo para construir minha própria "casa", ser linda e segura com um vestido simples e um baton suave. Tempo para construir um brilho no olhar, para aprender a caminhar de salto alto... tempo para encontrar os convidados dessa festa, enfim tempo para fazer o motivo da festa.
Enfim, chegou o dia! Meus tão esperados 50 anos!
Hoje é dia de dizer: "Gracias a la vida que me ha dado tanto!"
Minha maior alegria é olhar pra traz e ver que tudo o que eu plantei, floriu.
Tive os filhos que desejei ter e eles se tornaram homens independentes e fortes que para minha satisfação, fazem uma grande diferença no mundo.
Encontrei o rapaz difícil de encontrar. Ele é exatamente como eu sonhei e ele me ama exatamente do jeito que eu preciso. Um amor tardio que entrou nos meus ossos e que anda comigo.
Consegui encontrar meu caminho, uma escolha só minha quando aceitei a arte, mais do que uma vocação, uma devoção e isso proporcionou-me uma vida rica, dinâmica e interessante
Nestes 50 anos, vivi exatamente a vida que escolhi. Vivi de acordo com meus valores, meus desejos, meus propósitos e para isso,conscientemente, me dispus a pagar todos os preços, correr todos os riscos e suportar todas as consequencias...
Encontrei meus Amigos e sem eles eu jamais poderia envelhecer assim tão lindamente.
Encontrei a Religião que satisfaz minha necessidade de Deus, que para alem, muito alem de me atender as orações desesperadas, produziu em mim transformação e me fez responsável por meu próprio crescimento espiritual
E o que ainda não está do jeito que eu quero? varias coisas, muitas coisas... mas para essas eu não tenho tanta pressa. O tempo passa... e todo prazo se cumpre.